Alguns exames na infância não são pedidos pelos pediatras.
Exames laboratoriais bastante comuns para adultos nem sempre são pedidos para monitorar a saúde dos pequenos. É o caso dos exames de sangue e de fezes, que podem dar pistas importantes e até prevenir certos problemas de saúde. Então por que será que os pediatras relutam tanto e pedir esses exames?
Realização dos Exames na Infância Divide Opiniões dos Pediatras
Quem imaginaria, mas a verdade é que os exames de sangue e de fezes estão no centro de uma verdadeira polêmica entre os pediatras.
Enquanto alguns pediatras só gostam de pedi-los em último caso, defendendo os exames clínicos regulares como o melhor método para monitorar a saúde na infância, outros os consideram a análise regular de sangue e fezes a melhor forma de evitar surpresas entre os pequenos.
De qualquer forma, a consulta regular deve estabelecer um cronograma previamente estabelecido pelo pediatra, que deve ser informado também sobre qualquer alteração na crianças, como vômitos, diarreia, dor de cabeça ou muscular, febre e manchas pelo corpo. Linhas de conduta à parte, em algumas situações os exames na infância de fezes e sangue são imprescindíveis.
Quando Devem ser Feitos os Exames na Infância
O exame de sangue, por exemplo, é capaz de identificar precocemente casos de diabetes na infância através da dosagem de colesterol, triglicerídeos e glicemia de jejum. Ele é interessante mesmo que a criança não seja obesa se houver casos de obesidade na família (histórico familiar).
Por outro lado, nas crianças pequenas, a insuficiência de ferro pode ser um problema comum, levando à anemia, que também pode ser corrigida mais facilmente quando diagnosticada cedo. Pode ser o caso de quando a criança tem dificuldade de ganhar peso – ou ela pode ter deficiência de outros sais minerais e vitaminas, que também deverão ser repostas.
O exame de sangue também deverá ser feito sempre que o filhote apresentar febre, manchas pelo corpo, dor ou qualquer indício de quadro infecioso.
Qualquer hemograma simples é capaz de indicar se há presença de alguma anomalia pela contagem de plaquetas, e das séries vermelhas e brancas. Ele também deverá ser realizado se houver suspeita, por parte do pediatra, de alguma complicação ou problema mais sério, como intolerância ao glúten (doença celíaca) ou leucemia, por exemplo.
Exame de Fezes
Já o exames na infância de fezes é bastante útil nos casos em que há suspeita de vermes, o que é bastante comum em crianças, e que costuma apresentar como sintomas alteração na forma e na cor das fezes, dores no abdomen, fraqueza, dificuldade para ganhar peso e coceira na região do ânus, por exemplo. De qualquer forma, preste sempre atenção à forma como elas saem, principalmente em relação à presença de gordura ou de sangue, sintomas que podem estar relacionados a diversas doenças.
Lembre-se que a infância pode ser uma época um pouco complicada porque as crianças ainda não sabem expressar direito o que sentem, por isso a observação dos responsáveis é muito importante.
Contrate um Plano de Saúde para o Seu(ua) Filho(a)
Os exames na infância são cobertos pelo plano de saúde, assim como o de adultos, auxiliando os responsáveis no cuidado com a saúde do pequeno na principal fase da vida. Preencha o formulário agora e conheça vantagens e preços especiais de planos de saúde
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.