Com o início das chuvas de verão, é preciso adotar hábitos para a prevenção contra o zika vírus, principalmente porque existe a suspeita de relação com a microcefalia.
Para tentar fazer um acompanhamento mais completo da gestante e ter maior controle sobre a doença, o Ministério da Saúde lançou no começo de março a Caderneta da Gestante.
Esse será um documento utilizado pela gestante e profissionais de saúde do SUS que irá registrar todo o pré-natal e também trazer informações de como se proteger do Aedes aegypti.
Ela ainda permitirá que a mulher registre alguns corridos e percepções durante a gravidez que poderão auxiliar no trabalho médico.
O objetivo é que ela possa permitir que a mulher consiga fazer todo o acompanhamento durante a gestação, mas também tenha informações e orientações sobre diversas doenças.
A caderneta possui uma linguagem simples e figura ilustrativa para conseguir atingir a todos os públicos.
Nela é possível encontrar informações muito úteis durante a gestação, mas confira algumas sobre prevenção contra o zika vírus agora.
O Que é o Zika Vírus?
O zika vírus é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que também transmite outras doenças como a dengue e a chikungunya. Essa é uma doença recente no Brasil que foi registrada em pela primeira vez em 2015.
Como Que o Vírus é Transmitido?
Ele é transmitido aos seres humanos pela picada do mosquito Aedes aegypti que possuem o vírus. Por isso é muito importante atuar de maneira preventiva na reprodução do mosquito.
No Caso de Contrair o Zika, Como Deve Ser Feito o Tratamento?
Não existe um tratamento específico para o vírus, o próprio organismo se incumbe de eliminá-lo. Porém, para os sintomas podem ser ministrados alguns medicamentos como o paracetamol que visam diminuir a febre e dores musculares.
O Que a Síndrome de Guillain-Barré Tem a Ver Com o Zika Vírus?
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença que atinge o sistema nervoso periférico e pode ser desencadeada por diversos fatores, um deles é o zika vírus.
A doença causa formigamento e fraqueza nos membros inferiores e por isso é importante procurar um médico o mais rápido possível, isso porque quando em grau avançado pode levar a paralisia das pernas.
O que é A Microcefalia?
A microcefalia é um problema no qual a criança nas com a circunferência da cabeça inferior ao tamanho padrão, podendo isso interferir no seu desenvolvimento neurológico.
Esse medicação pode ser feita pela ultrassonografia ou utilizando uma fita métrica após o nascimento da criança.
A medida vai variar de acordo com a idade do bebê e também com o feto, sendo que agora o Brasil está utilizando as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), após já ter feito diversas alteração.
A microcefalia pode ser causada por diversos fatores como causas genéticas, uso de álcool, exposição à radiação, falta de oxigenação no cérebro e outros.
Qual a Relação do Zika Vírus Com a Microcefalia?
Existem diversos casos de gestantes que adquiriram o zika vírus e que tiveram filhos com microcefalia, porém ainda não se sabe exatamente como é que funciona esse mecanismo.
O que se sabe é que o vírus entra na circulação sanguínea podendo chegar até o feto, no qual irá atacar o sistema nervoso.
Porém, vale ressaltar que nem todas as gestantes que tiveram Zika Virus deram à luz a crianças com microcefalia.
Mães com Zika Vírus Podem Amamentar?
Até o momento não existe nenhuma pesquisa conclusiva de que o vírus seja transmitido pelo leite materno e que possa contaminar o bebê.
A recomendação tanto de especialista como da OMS é que a amamentação continue, pois esse é a melhor forma de ajudar a criança a criar anticorpos e reforçar o seu sistema imunológico.
Vacina para Prevenção Contra o Zika Vírus
Até o momento não á nenhuma vacina, apesar de haverem muito pesquisadores trabalhando nele. Porém, não há previsão de que ele fique pronta em menos de 2 anos, sendo ainda a prevenção a melhor forma de evitar a doença.
Prevenção Contra o Zika Vírus
- Impedir Que o Mosquito se Reproduza
Essa ainda é a melhor forma de evitar que as pessoas se contaminem e por isso deve se evitar água parada. Isso porque o mosquito deposita os seus ovos na água que encontram condições ideias para virar larva e posteriormente mosquito.
É preciso acabar com os focos impedindo que haja água parada seja em vasos de plantas, garrafas tampinhas ou quais outros locais ou objetos. Deve-se começar pela sua casa, mas essa ação deve se estender aos vizinhos, pois o mosquito costuma atingir um raio de até 1km.
- Fazer Uso de Repelentes
É preciso estar sempre usando repelentes para manter o mosquito afastado e assim evitar a picada. Existem basicamente 3 componentes mais usados nos repelentes: Icaridina, DEET, IR 3535.
Nesse caso é preciso conversar com o seu médico qual o repelente mais indicado e também se atentar a duração do efeito de cada um que pode chegar até a 10 horas. Após esse período é preciso reaplicar o repelente para que o efeito possa permanecer.
- Colocar Telas em Casa
As telas devem ser aplicadas nas janelas para permitir que o vento circule na sua casa mas impeça a entrada do mosquito.
É preciso se atentar ao tamanho dos buraquinhos de tela, afinal eles precisam ser pequenos para impedir a entrada dos mosquitos. Mesmo com o uso de telas o uso do repelente é indispensável.
- Evitar Viagens para Locais com Epidemia
Algumas regiões do país estão com surto de infestação de Zika Vírus, por isso as gestantes não são orientadas a viajar para esses locais. Caso seja inevitável é preciso adotar todos os cuidados para evitar o contágio. Para uma prevenção contra o zika vírus eficaz é preciso evitar locais com grande índice de dengue, zika e chikungunya.
- Usar camisinha
Mesmo a mulher tendo um parceiro fixo é recomendável o uso de camisinha nas relações sexuais. Isso porque o vírus pode ser transmitido dessa forma e essa seria mais um forma de impedir a contaminação.
Simule um Plano de Saúde
A prevenção contra o Zika Vírus é muito importante, mais ainda durante o período gestacional, simule agora um plano de saúde.
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.