Os métodos contraceptivos são métodos utilizados para evitar a gravidez. Também podem ser utilizados para prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Alguns exemplos de métodos contraceptivos são:
- Pílula anticoncepcional;
- Preservativo;
- Diafragma;
- DIU – Dispositivo intrauterino que pode ou não conter hormônios;
- Espermicida sob a forma de espuma, creme ou gel;
- Implantes contraceptivos;
- Esterilização cirúrgica: ligadura das trompas nas mulheres e vasectomia nos homens;
- Abstinência sexual;
Existem alguns métodos, com maior propensão a falhas:
- Coito interrompido: retirar o pênis antes da ejaculação;
- Tabelinha;
Os métodos mais eficazes na prevenção de gravidez são os contraceptivos orais, os injetáveis, os implantes e os dispositivos intrauterinos, pois eles proporcionam proteção a longo prazo, e não dependem de decisões tomadas no último instante, como acontece durante o coito interrompido, dos espermicidas ou do diafragma.
Métodos contraceptivos masculinos
Os métodos contraceptivos masculinos são: o preservativo (camisinha), vasectomia, coito interrompido, e a abstinência sexual, que o coito interrompido não é aconselhável, pois pode causar uma gravidez indesejada e não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis.
Métodos contraceptivos de barreira
São aqueles que formam uma barreira e impedem que os espermatozoides encontrem com o óvulo, e assim impossibilitam uma gravidez, como por exemplo preservativo e diafragma.
Métodos contraceptivos hormonais
Esse tipo de método contraceptivo altera a capacidade de maturação do óvulo e assim a mulher não tem período fértil. Alguns exemplos são: pílula anticoncepcional, adesivo anticoncepcional, DIU com hormônios, anel vaginal, implante, injeção mensal e trimestral.
Como escolher o melhor método contraceptivo?
Para escolher o melhor contraceptivo, deve-se conversar com um especialista do seu plano de saúde, pois é importante saber como está sua saúde e como utilizá-lo corretamente para que ele seja eficaz na prevenção da gravidez. Qualquer método contraceptivo pode falhar, mas para evitar que isso ocorra deve-se utilizar o mesmo método por no mínimo três meses de forma correta.
É importante lembrar, que o único método contraceptivo que protege contra as doenças sexualmente transmissíveis, como por exemplo o vírus HIV, é o preservativo masculino.
Com a chegada do carnaval, caia na folia sem descuidar da saúde.
Ainda não tem um plano de saúde? Aproveite as condições especiais de começo do ano, e comece a cuidar da sua saúde. Com um plano de saúde, você terá acesso aos melhores especialistas do mercado.
Preencha o formulário e receba sua cotação agora mesmo
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.