Tire suas dúvidas com a lista de perguntas frequentes sobre hidradenite, aproveite para saber como funciona o tratamento com plano de saúde e simule preços.
Um aspecto importante no tratamento da hidradenite supurativa (HS) é informar-se o melhor possível sobre a doença. Encontre abaixo uma lista das perguntas frequentes sobre hidradenite supurativa.
Perguntas Frequentes Sobre Hidradenite
Não, a HS não é contagiosa. Embora afete a pele, a hidradenite supurativa é uma doença inflamatória crônica, o que significa que está associada a irregularidades no próprio sistema imunológico do organismo. (1,2)
Embora não haja cura para a doença, nem todos os casos são progressivos (ou seja, pode não haver um agravamento da doença ao longo do tempo). Porém, dada a sua natureza recorrente, é fundamental procurar um médico especialista para ter um tratamento adequado da doença. (3,4)
A hidradenite supurativa pode manifestar-se de diversas formas, que variam de pessoa para pessoa. A gravidade é determinada pelo grau que as lesões progridem para abcessos, tratos sinusais (caminhos que se formam a partir da base da ferida) e cicatrizes. A maioria dos pacientes tem HS de grau leve ou moderado. Estudos recentes relatam que 4 a 22% dos pacientes têm o grau III da doença, que é o mais grave. (5)
Até o momento não há cura para a hidradenite supurativa. Estudos médicos concluíram que a HS é mais frequente nos fumantes e que o tabaco parece iniciar ou agravar a doença. Porém, existe evidência de que deixar de fumar pode contribuir para uma redução dos sintomas da doença. (5)
Estudos sugerem que os doentes com HS têm 50% mais de chance de desenvolver câncer em comparação com a população em geral, sendo que o risco é maior para o câncer de pele, da boca e de fígado. (5)
Estudos mostram que a hidradenite supurativa está associada ao excesso de peso e que a gravidade da doença aumenta proporcionalmente ao grau de obesidade. (5)
No caso da obesidade, a perda de peso pode ajudar a melhorar o estado geral de saúde – discuta as opções possíveis com o seu médico.
Os estudos revelaram que existe uma predisposição genética para a hidradenite supurativa. Efetivamente, um terço dos doentes tem antecedentes familiares da doença. (5)
Cada pessoa com HS terá a sua própria experiência com a doença e, consequentemente, poderá participar em diferentes tipos de atividade física. Os pacientes devem conversar com o seu médico caso tenham dúvidas quanto ao tipo de atividades que podem realizar.
Não, não existe um exame de sangue que permita o diagnóstico de hidradenite supurativa.
A aplicação de antissépticos locais pode reduzir o odor proveniente das lesões provocadas pela HS. Discuta as opções disponíveis com um médico especialista.
A roupa, somente ela, pode não ajudar a controlar a HS. No entanto, os pacientes devem discutir com o seu médico quais as melhores opções de vestuário, com base na localização e gravidade da lesão. Normalmente, é preferível o uso de roupas de algodão e largas, ao invés de tecidos sintéticos, de lã ou roupas justas, pois ventilam pouco ou friccionam a pele.
Simule um Plano de Saúde e Trate a Hidradenite
Agora que você conferiu as perguntas frequentes sobre hidradenite, confira os planos de saúde que tratam a doença.
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.