Como já falamos anteriormente, em outubro é lançada a campanha ‘Outubro Rosa’ que tem como objetivo prevenir e combater o câncer de mama. Hoje falaremos um pouco sobre como diagnosticar o câncer de mama, e quais são os tratamentos disponíveis.
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama. O câncer é caracterizado por um crescimento descontrolado de células.
Quando as células adquirem características anormais, células dos lobos mamários, células produtoras de leite ou dos ductos por onde o leite é drenado, podem causar uma ou mais mutações no material genético da célula. Apesar de ocorrer quase totalmente com mulheres, existem casos de homens com câncer de mama também.
Um célula é considerada cancerígena quando ocorrem mutações no material genético de uma ou mais células e estas além de se dividir também evitam a morte celular. É o ciclo normal de vida de qualquer célula do organismo, porém quando elas invadem os tecidos adjacentes, a doença se instala.
Para diagnosticar o câncer de mama precocemente, é importante ficar atento aos sintomas, fazer check-up anual, exames preventivos e caso a doença seja descoberta, iniciar o tratamento.
Como diagnosticar o câncer de mama?
A forma mais fácil de identificar o câncer de mama é através de exames como mamografia, ressonância magnética ou ultrassom. O exame de toque também faz toda a diferença para diagnosticar o câncer de mama.
Existem algumas alterações físicas da mama que podem indicar indícios de câncer. Entre eles:
- Aparecimento de nódulos (caroços) no seio ou axilas, podendo ou não apresentar dor;
- Dor e inversão do mamilo;
- Secreção pelo mamilo;
- Inchaço irregular na mama, que pode ficar quente e vermelha;
- Irritação na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja;
- Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele do seio;
- Nos casos adiantados, pode surgir ulceração na pele com odor desagradável.
Tratamento do câncer de mama
Após a doença ser detectada, é necessário dar início ao tratamento. Existem dois tipos de tratamentos disponíveis: o clínico e o cirúrgico.
No tratamento cirúrgico, a mama é retirada e são colocados implantes mamários, pelo próprio médico que efetuou a remoção. Esse procedimento visa melhorar a auto estima da mulher.
Câncer de mama tem cura?
Todos os tipos de câncer de mama são tratáveis, porém nem todos tem cura. É necessário identificar em que fase o tumor foi diagnosticado, para assim encontrar os melhores tratamentos.
O médico aplicará para o tratamento oncológico a cirurgia, a quimioterapia, a hormonoterapia e a radioterapia. São todos para restabelecer a saúde do paciente.
SIMULE AGORA MESMO O SEU PLANO DE SAÚDE
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.