Febre alta, assim como cansaço constante, tosse e um característico ruído nos pulmões que apenas os médicos podem detectar, são sintomas muitas vezes ignorados de pneumonia, doença infecciosa que mais mata crianças abaixo de cinco anos no mundo, mata mais do que HIV, ebola, zika, tuberculose e malária juntas.
Por esse motivo é chamada de “a matadora esquecida de criança”, em um relatório divulgado pela organização Save the Children. Quanto antes a pneumonia for identificada, mais rápida será a recuperação do paciente.
FAÇA A SIMULAÇÃO DO SEU PLANO DE SAÚDE AGORA MESMO
O diagnóstico radiológico é utilizado para observar a inflamação dos pulmões, mas em muitos casos é possível diagnosticar a doença em exame no próprio consultório, ao identificar ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes que se assemelha com barulho de velcro sendo aberto, com ajuda de um estetoscópio.
O som se diferencia dos sons típicos de uma bronquite. Vale lembrar, que essa percepção só é nítida para os ouvidos treinados dos médicos.
Principais sintomas da pneumonia
- Alterações da pressão arterial
- Confusão mental
- Dor no tórax
- Expectoração com secreção amarelada
- Estado de cansaço e fraqueza frequente
- Falta de ar
- Febre Alta (porém falta de febre não descarta a doença)
- Tosse
A doença silenciosa
Os médicos ressaltam que existe um tipo silencioso da doença, chamada pneumonia assintomática. Nesses casos, os sintomas podem ser leves a ponto de nem serem percebidos, porém, eles estão lá.
Um termo que muitos especialistas não gostam de usar é o “início de pneumonia”, afinal de contas, ou a doença está lá ou não está. Se ela estiver em uma pequena área do pulmão, não significa que ela esteja no começo. O problema é que muitos pais podem achar que seja algo bem simples, e não se empenham em fazer o tratamento correto, o que poderá evoluir para uma quadro mais sério.
Devido a dificuldade em diferenciar clinicamente um caso viral de um bacteriano, os pediatras podem optar por iniciar logo por um tratamento com antibiótico. Porém, alguns profissionais criticam essa ação, pois o uso de antibiótico indiscriminadamente pode acabar agravando as resistências ao remédio, e favorecendo o surgimento de superbactérias.
Procure um especialista ao notar qualquer sintoma
Assim que suspeitar que a criança apresenta problemas respiratórios, leve-a imediatamente para ser examinada por um profissional da saúde, pois o quadro pode se agravar em questão de horas e caso os menores já estejam com o sistema imunológico debilitado, pode até mesmo levar a criança ao óbito.
De acordo com um relatório divulgado, a cada minuto, duas crianças morrem devido a pneumonia. No ano de 2015, foram registrados 920 mil casos de óbitos.
Cote seu plano de saúde e tenha acesso aos melhores especialistas de SP
Converse com um consultor e entenda a importância de contratar a melhor opção de plano de saúde. Basta preencher o formulário abaixo.
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.