Existem vários tipos de alergia na pele. Algumas são de nascença, outras são adquiridas conforme o tempo passa. Mas todas são extremamente desconfortáveis, pois é horrível ficar se coçando, vermelho e, até mesmo, com erupções cutâneas. Pode ser uma resposta bastante exagerada do sistema imunológico, após a exposição a uma série de agentes, em indivíduos predispostos geneticamente. Alguns agentes que podem estar com alergia: ácaros; fungos; insetos ou pelos de animais; póles; alimentos e medicamentos.
Por causa de alguma herança genética, o genes pode ter passado para o próximo da geração. Não existe apenas alergia de pele, mas tem várias outros, como alergias respiratórias; asma; rinite alérgica; alergia alimentares.
CLIQUE AQUI E FAÇA UMA SIMULAÇÃO DO SEU PLANO DE SAÚDE GRATUITAMENTE.
O que causa alergia na pele
Alergia é o nome dado a sintomas que aparecem no corpo, que geralmente não são normais. São reações irritativas e inflamatórias, que se manifesta em diferentes regiões da pele de várias partes do corpo. Os sintomas que a alergia provoca são vermelhidão, coceira, bolinhas brancas ou avermelhadas no local, reações sistêmicas, como dificuldade de respiração e inchaço em muitos casos. Quem é de fora e não conhece como funciona pode ter o medo de ser contagioso, porém é uma dermatite não contagiosa. Não nenhum problemas em compartilhar coisas com alguém, como roupas, objetos e, principalmente, se tocarem.
Urticária: Começa com uma lesão avermelhada, que aparece em placas e com relevo, que provoca coceira. Pode ser desencadeada por medicamentos, alimentos, picadas de inseto ou contato com substâncias como látex e tintas. Ela pode ser um dos tipos de alergia na pele mais simples, que quase todos sentem.
Angioedema: Vem do mesmo lugar que a urticária, só que ela é mais grave porque atinge as camadas mais profundas da pele e, também, as mucosas, podendo provocar inchaço dos lábios, língua, olhos e das vias respiratórias;
Dermatite de contato: É uma irritação da pele causada pelo contato com substâncias específicas. Essa alergia pode ser dividida entre dermatite de contato irritativa ou dermatite de contato por sensibilização;
Dermatite atópica ou eczema atópico: Nas crianças essa lesão é muito comum, que surge em áreas de dobras, como a parte de trás dos joelhos, pescoço e parte de trás dos cotovelos. Nos bebês, a face é uma área frequentemente atingida.
Como tratar essa alergia
Há alguns tratamentos que são usados para que possivelmente haja a melhora de todos os sintomas. Peles mais hidratadas que tomam banho frenquentemente morno e usam sabonetes adequados conseguem manter a barreira de proteção da pele mais protegida. É de muita importância evitar contato com substâncias alergênicas e irritativas. O diagnóstico dessas doenças alérgicas é realizado principalmente por meio do exame físico paciente do histórico clínico.
Portanto, não é necessário que sinta medo de quem tem alergia, ou não querer tocar em ninguém, pois alergia não contamina ninguém, nem mesmo as mais fortes. Produtos e remédios podem ajudar muito no processo para reverter toda a situação. Procure sempre um médico, e não se medique sozinho.
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.