A equipe da Valor de Planos de Saúde reuniu tudo o que você precisa saber sobre câncer de pele nesses post, confira!
A pele, como o maior órgão do corpo humano, é uma das mais propensas a ser atingida pelo câncer, entretanto, muitas pessoas não sabem como identificar essa condição ou quais podem ser os tratamentos adotados nesses casos.
O que é câncer de pele
Esse tipo de câncer é mais comum em pessoas que possuem mais de 40 anos e é raro nas crianças e pessoas de pele negra.
Ele pode surgir em qualquer área do corpo na forma de manchas, pintas ou sinais. Em pessoas negras, ele aparece nas palmas das mãos e plantas dos pés.
Veja também: Inteligência artificial detecta sinais de câncer de pele
Tipos de câncer de pele
Melanoma
O câncer do tipo melanoma surge por meio das células que produzem a melanina, que define a cor da pele.
Não Melanoma
O câncer não melanoma é o mais tipo mais comum frequente no país, representando 30% de todos os casos de tumores diagnosticados como malignos. Porém, ele também apresenta um alto índice de cura, se for detectado e tratado de forma precoce.
Ele pode ser composto por 2 tipos diferentes de tumores:
Carcinoma basocelular – mais comum e menos agressivo, apresentando uma ferida ou nódulo, com evolução mais lenta;
Carcinoma epidermoide – aparece na forma de uma ferida ou em cima de uma cicatriz, principalmente as de queimadura, podendo gerar metástase.
Canceres de pele raros – tumor de células de Merkel, sarcoma de Kaposi, linfoma de cutâneo de células T, carcinoma sebáceo e carcinoma anexial microcístico.
Conheça os mitos e verdades sobre câncer de pele!
Sintomas do Câncer de Pele
O câncer de pele aparece nas partes do corpo que ficam mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Os principais sintomas do câncer de pele são:
- Manchas na pele que causam coceira, descamam ou sangram;
- Pintas ou sinais que vão mudando de cor, tamanho ou forma;
- Feridas que não se cicatrizam por mais de quatro semanas;
Porém, é preciso ter atenção, porque o câncer de pele pode mudar muito a sua aparência. Em alguns casos, podem haver alterações, enquanto em outros podem apresentar uma ou duas características que são incomuns.
Por isso, a qualquer sinal que aparecer na pele ou mudança nas características de uma pinta ou mancha, o melhor é procurar por um especialista, sendo assim, ter um plano de saúde é indispensável.
É preciso observar o corpo todo, incluindo costas, parte de trás das orelhas, toda a cabeça e a planta dos pés. Isso deve ser feito de 1 a 2 vezes por ano, se olhando na frente do espelho.
Deve-se observar se manchas, sinais ou pintas de forma irregular, passaram por alterações no tamanho, forma ou cor. Também, é importante ficar de olho nas feridas que ainda não se cicatrizaram depois de 1 mês.
Às vezes, é necessária a ajuda de uma outra pessoa para analisar partes do corpo, como o couro cabeludo. Tirar fotos vai ajudar muito na hora de ver o processo gradual de mudanças.
Aproveite e confira 3 dicas essenciais para cuidar da pele do rosto!
Tratamento do Câncer de Pele
O principal tratamento é a cirurgia para a retirada do tumor, porém, de acordo com a gravidade, pode ser necessário fazer radioterapia e a quimioterapia. Além disso, existe a terapia fotodinâmica, criocirurgia, imunoterapia tópica e medicamentos. O melhor é sempre prevenir, evitando se expor ao sol sem proteção adequada.
Proteja a sua saúde e das pessoas que você ama. Para isso, contrate um plano de saúde com o Valor!
Faça agora uma simulação gratuita e encontre os planos ideais pelos menores preços!
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.