Quando se trata de transmissão de coronavírus e do seu grupo de risco, a maioria das pessoas se lembra das crianças e idosos; contudo, as gestantes também são pacientes que requerem maiores cuidados, pois caso sejam contaminadas, o desenvolvimento do bebê também pode ser prejudicado.
O perigo é ainda maior quando a gestante tem alguma doença crônica ou a sua imunidade é naturalmente mais baixa. Por isso, as novas mamães precisam ter toda a atenção aos métodos de prevenção do Covid-19.
A equipe do Valor de Planos de Saúde que podem ajudar as futuras mamães a se prevenirem melhor durante esse período, garantindo uma gestação mais segura.
Veja também: Saiba tudo sobre o coronavírus e as medidas de prevenção
Por que o coronavirus é perigoso para as gestantes?
É natural que as mulheres fiquem com a imunidade mais baixa durante a gestação, uma vez que o seu corpo está fazendo um esforço bastante grande para gerar outra vida. Além disso, muito do que a mãe sofre atinge também o bebê, que tem pouca imunidade.
Considerando tudo isso, a contaminação por Covid-19 em mulheres grávidas se torna algo bem preocupante. No entanto, os especialistas ainda não determinaram possíveis sequelas que o bebê possa ter caso a sua mãe contraia o vírus.
As lactantes são outro grupo que demanda cuidados, mas ainda não se sabe exatamente se o leite materno pode ser um veículo transmissor do coronavírus; por enquanto, não se tem relatos de casos assim.
Cuidados que as gestantes devem ter com o coronavírus
Por fazerem parte do grupo de risco, todas as gestantes, independentemente do trimestre da gestação, precisam ter mais cuidado e ficar atentas aos seus hábitos e aos ambientes que frequentam.
Além disso, elas também necessitam da cooperação de todos os que estão ao seu redor. Afinal, quem não se previne do Covid-19 pode se tornar um transmissor e prejudicar bastante os amigos, familiares e até pessoas desconhecidas.
Lavar as mãos frequentemente
A lavagem das mãos deve acontecer sempre que se chega da rua, quando se tem contato com alguma superfície ou depois de tossir e espirrar. É importante passar bastante sabonete até o antebraço e higienizar as unhas, bem como entre os dedos.
O tempo de duração da lavagem também deve ser observado: o recomendado é ficar lavando as mãos por 20 segundos. Como referência, pode-se cantar mentalmente a música “Parabéns para você”, que dura mais ou menos esse tempo.
Evitar as multidões
É verdade que há grávidas que ainda trabalham ou que têm diversos compromissos a cumprir fora de casa.
Mesmo assim, todas as gestantes que puderem se resguardar em casa devem fazê-lo e, mais uma vez, isso independe do trimestre da gravidez.
Não colocar a mão no rosto
O nosso rosto tem vários portais que podem ser usados pelo coronavírus para entrar no organismo: olhos, boca e nariz.
Por isso, é preciso ficar vigilante e não levar as mãos a nenhum desses lugares, a menos que ela tenha sigo higienizada imediatamente antes.
Usar álcool em gel 70% ou superior
O álcool em gel garante higienização eficaz entre as lavagens de mão e é importante que as grávidas passem várias vezes ao dia, inclusive em casa.
Também pode te interessar: 5 Motivos para contratar seu plano de saúde em 2020
O coronavírus é uma doença grave e que deve ser tratada com cautela. Principalmente agora, devemos nos preocupar em ser atendidos nos melhores hospitais e clínicas especializadas, por isso, é importante ter um plano de saúde.
Entre em contato com a equipe do Valor de Planos de Saúde e faça agora mesmo uma cotação gratuita.
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.