Quando se começa a sentir aquele peso nas pernas, as veias começam a ficar mais grossas e azuladas, além de outros incômodos, significando que as varizes podem estar atrapalhando a sua saúde.
Um dos principais fatores é o histórico familiar, ou seja, questões genéticas contribuem para o aparecimento delas.
Abaixo, você confere algumas dicas que a equipe do Valor de Planos de Saúde separou para que você evite o aparecimento e trate as varizes.
Veja também: Quanto tempo ainda tenho para usar o plano de saúde da empresa após a demissão?
Os possíveis sintomas das varizes
Primeiro de tudo, não fique assustado se você tem a pele bem branca e as suas veias costumam ser bem visíveis. As veias podem causar dor, peso e sensação de cansaço ao ponto de você mal conseguir ficar de pé.
Quem tenta evitar a ida ao médico e prevenir as varizes ainda nos sintomas iniciais, está cometendo um grande erro.
Com o tempo, existe o risco de que você venha a desenvolver outras doenças, como a trombose e flebite.
Principais causas
Além do fator genético, outro ponto que pode agravar as suas chances e muito de ter varizes são a má alimentação e pouco exercício físico. As mulheres em geral são mais propensas a ter esse problema do que os homens.
Isso acontece em muitos casos por conta do excesso de pílula anticoncepcional, tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas em excesso.
Também é recomendado para mulheres que trabalham muito tempo em pé, que durmam pelo menos 8 horas por dia, que é o mínimo recomendado.
Como é feita a prevenção?
Se em sua família já existe um histórico de pessoas com varizes, o melhor a se fazer é começar a prevenção desde a adolescência.
É recomendável que se evite o esforço excessivo como levantar peso e também permanecer muito tempo em pé.
Mantenha sempre uma dieta rica em fibras, que irá ajudar o seu intestino a regular normalmente.
Faça caminhadas diárias, de pelo menos 30 minutos. Assim, você estimula o seu corpo a liberar toxinas indesejáveis e evite deixar os seus músculos contraídos. A sua circulação sanguínea também agradece.
Entenda como é feito o tratamento
Caso toda a prevenção que te recomendamos não tenha sido suficiente para evitar o mal das varizes, o tratamento em geral é leve e inclui medicamentos de uso oral, uso de meias com uma compressão elástica e aplicações de injeções com substancias para secar o vaso sanguíneo que esteja alterado.
Se as dores persistirem, pode ser recomendado a intervenção cirúrgica a laser ou através de aparelhos convencionais, mais comuns na rede pública.
O que diferencia é o tempo de recuperação e a ausência de dores após uma operação que tenha sido feito a laser.
De acordo com as indicações da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, é recomendado que se estique as pernas no final do dia, para que se alivie as dores, sensação de peso e cansaço.
Aliás, não é apenas as suas pernas que irão agradecer com isso, mas também os pés, que são responsáveis por sustentar todo o peso do nosso corpo.
Também pode te interessar: Cuidados que as gestantes devem tomar com o coronavírus
Seja pelas varizes ou qualquer outra enfermidade, é importante contarmos com um bom plano de saúde, que nos atenda em momentos de emergência e ofereçam uma ampla rede credenciada de laboratórios e hospitais.
Faça agora mesmo uma cotação gratuita com a equipe do Valor de Planos de Saúde e garanta um bom atendimento para você e sua família.
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.