O momento do nascimento da primeira dentição pode ser extremamente aflitivo, tanto para os pais quanto para o bebê.
A grande maioria dos casos apresenta sintomas similares, mas existem algumas medidas que podem ajudar aliviá-los. Se o seu bebê está passando por essa fase ou você quer se preparar para quando o momento chegar, leia o artigo feito pela equipe do Valor de Planos de Saúde:
Veja também: Como identificar a deficiência auditiva em uma criança
Como fica a gengiva do bebê
Durante o primeiro ano de vida e por volta dos 6 meses, é que nascem os primeiros dentes no bebê. Nesse período, cada um deles pode reagir de maneira diferente.
Os pais precisam lidar com essa situação e com os imprevistos que podem aparecer, incluindo irritação e uma vermelhidão na gengiva do bebê, tendo também um pequeno sangramento nela e onde o dente irá nascer.
Os sintomas
Muitas pessoas acreditam que a febre ou a diarreia podem ser sintomas do nascimento da dentição, mas não existe nenhuma comprovação científica para tal fato.
Os sintomas mais comuns quando os dentes do bebê estão nascendo são: chorar ou choramingar mais do que o comum. É possível também que o bebê tenha febre, apareça uma vermelhidão nas gengivas e que eles sintam muita dor no local onde o dente irá nascer.
Um sinal bem claro de que os dentes estão para nascer é o bebê apresentar uma bochecha mais corada que a outra e ficar babando mais que o usual. Ele também pode roer ou mastigar muito as coisas.
Durante essa fase, é normal que uma irritabilidade, acompanhada de um mau humor, também façam parte do dia-a-dia do bebê.
Não querer comer ou beber e acordar muitas vezes durante a noite também fazem parte do pacote, mas geralmente, esses sintomas desaparecem após o nascimento dos dentes.
Como aliviar
Se o bebê estiver sofrendo muito, com todos os sintomas que são característicos de quando esses primeiros dentinhos estão nascendo, tome algumas medidas que podem ajudar a aliviá-lo.
Para isso, você deve lavar bem as suas mãos, esfregando um dos dedos na gengiva dessa criança, repetindo esse movimento por cerca de 2 minutos, para que a dor seja amenizada.
Dar carinho e um pouco de afago também pode ajudar, já que o bebê pode ficar irritado e manhoso, sendo correspondido com atenção e muita paciência.
Atualmente, existem alguns objetos que são aprovados pelo INMETRO, que são usados para que o bebê vá mordendo durante esse período, servindo como uma forma de aliviar as gengivas.
Os cuidados com essa primeira dentição do bebê
A limpeza dos primeiros dentes do bebê deve ser feita com um tecido macio e limpo umedecido com água.
Ao surgirem os outros dentes, essa limpeza já poderá ser feita com uma escova de dentes macia, molhada apenas com água.
Limpe sempre os dentes do bebê, após tomar mamadeira, a ingestão de alimentos e medicamentos.
O nascimento da primeira dentição é um momento fofo, mas também requer cuidados.
Também pode te interessar: Cuidados que as gestantes devem tomar com o coronavírus
Faça agora mesmo uma cotação gratuita com a equipe do Valor de Planos de Saúde e garanta o melhor atendimento para você e seu bebê, antes e depois da gestação.
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.