As alergias na pele são reações inflamatórias que se manifestam em diferentes partes do corpo, como por exemplo: pés, mãos, axilas, pescoço e dentre outras.
A equipe do Valor de Planos de Saúde preparou um artigo completo sobre esse tipo de alergia, incluindo informações sobre como elas surgem e como são tratadas, confira:
Veja também: Varizes | Saiba como elas surgem, prevenção e tratamentos
O que pode causar as alergias na pele?
As alergias na pele podem ter muitas causas, dentre elas temos: a picada de inseto, o suor, as bijuterias, intoxicação alimentar, plantas, desodorantes, dentre outros.
Por isso, é importante identificar qual foi a causa da alergia para que ela possa ser evitada. Para uma comprovação mais precisa, é preciso fazer um exame específico com acompanhamento de um dermatologista.
O que elas causam
As alergias na pele causam alguns sintomas como: coceira, vermelhidão, descamação, irritação, presença de manchas ou bolinhas avermelhadas ou brancas.
Estes tipos de sintomas poderão aparecer poucos instantes depois do contato com o causador da alergia, ou demorar algum tempo para se desenvolver por completo.
Sendo assim, você deverá tentar lembrar dos objetos, das substâncias que teve contato com a região afetada, nos últimos 3 dias, ou até mesmo dos medicamentos, alimentos que foram consumidos, para assim tentar encontrar o causador da alergia da pele.
Algumas alergias na pele poderão levar ao surgimento de outros sintomas mais graves, como por exemplo: dificuldade para respirar e um desconforto na garganta.
Nesses casos, é necessário buscar atendimento de urgência ou até mesmo chamar o SAMU, pois o risco de entrar em choque anafilático (reação alérgica grave, que surge minutos depois de estar em contato com alguma substância a que se tem alergia) é bem grande.
Como tratar as alergias na pele
Normalmente, o tratamento recomendado para as alergias na pele deverá ser indicado pelo médico especializado dermatologista. A opção de tratamento irá depender da causa e da intensidade dos sintomas sentidos.
O tratamento geralmente é feito com anti-histamínicos, que são encontrados na forma de cremes, pomadas, comprimidos e xaropes.
Esses medicamentos servem para o alívio e para o tratamento dos sintomas. Nos casos onde é muito intensa a coceira, o médico indica o uso de uma pomada para alergia, afim de hidratar e aliviar a coceira.
O que é bom para esse tipo de alergia
Primeiramente, interrompa de vez o contato com a substância que esteja causando a alergia, para evitar uma nova inflamação. Mantenha a sua pele bem hidratada, pois isso ameniza os riscos de surgimento de alergias.
Uma vez que surge algum tipo de alergia na pele, é importante procurar ajuda de um médico, para confirmar o quadro e também para que indique o melhor tratamento.
Não faça automedicação, pois isso poderá agravar a alergia e até mesmo causar outros riscos para a sua saúde.
Você tem alguma alergia na pele? Precisou fazer tratamento? Qual tipo de anti-histamínico utilizou?
Também pode te interessar: Câncer de pele | O que é, tipos, sintomas e como tratar
A ajuda de um médico é sempre a melhor opção, seja para emergências ou consultas de rotina. Por isso, faça agora mesmo uma cotação gratuita com nossa equipe e garanta atendimento de qualidade para você e sua família!
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.