As férias escolares estão chegando, e nesse período acontece um aumento considerável no número de viagens dentro e fora do país. Todas as coisas são organizadas com antecedência, o pacote de turismo, o roteiro, o seguro de vida, mas a maioria das pessoas se esquece do principal item para que as férias sejam tranquilas: a saúde em dia. É importante verificar se seu plano de saúde possui cobertura na região que você irá visitar. Caso seja uma viagem internacional, vale verificar com sua operadora a possibilidade de um aditivo no contrato para seguro viagem. É imprescindível manter os cuidados com a saúde.
Mas você sabe como manter os cuidados com a saúde?
Especialistas alertam para que antes de colocar os pés na estrada, é muito importante que os viajantes verifiquem suas condições de saúde. É fundamental realizar exames de rotina, orientação nutricional e atualização do cartão de vacinas para evitar situações desagradáveis durante a viagem. Isso porque normalmente quando viajamos, estamos indo para destinos que fogem da nossa rotina, com alimentação, cultura e costumes diferentes. E isso acaba influenciando na saúde.
Os exames antes de viajar são procedimentos simples, mas que podem prevenir a ocorrência de situações desagradáveis. Os pacientes com doenças crônicas, como os diabéticos, obesos, hipertensos, cardíacos exigem cuidados e orientações especificas antes de viajarem. Os medicamentos já utilizados devem ser mantidos, por isso é importante manter a prescrição medica. Em alguns casos, o médico poderá até recomendar que o paciente não viaje.
Vacinas em Dia
Outro fator importante e que exige atenção quando se deseja viajar é a vacinação. O cartão de vacinas é um documento tão importante quanto o passaporte e precisa ser mantido atualizado. Quando se planeja uma viagem, é necessário verificar quais as vacinas obrigatórias, de acordo com os lugares que irá visitar.
Alguns países exigem que o turista apresente o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, documento que comprova a vacinação de acordo com as exigências do país. Algumas vacinas básicas são recomendadas para adultos e crianças, tais como Sarampo, Caxumba e Rubéola (Tríplice Viral), Difteria, Tétano e Coqueluche (DTP), Poliomielite, Hepatite A, Hepatite B e Meningite C. Existem algumas vacinas que são recomendadas em regiões especificas, pois há risco de contaminação para o viajante ou risco do mesmo levar a doença para o destino, como por exemplo Febre Amarela, Febre Tifoide, Cólera, Encefalite Japonesa e Meningite ACWY.
A melhor forma de se informar sobre a exigência das vacinas, é ir diretamente nas embaixadas ou verificar no site da Organização Mundial de Saúde.
Cuidados com a Alimentação
A alimentação também é um fator que merece a atenção do viajante. É importante pesquisar os hábitos alimentares dos destinos para que possa antecipar-se sobre a cultura local e se programar. Evite alimentos que apresentem risco maior de contaminação/ intoxicação. Evitem comprar alimentos fora das embalagens originais, em estradas, barracas e outros locais que não sejam adequados para a venda de alimentos. Procure se alimentar em locais apropriados, e evite excessos.
Já as pessoas que possuem doenças crônicas, precisam controlar a alimentação como se estivessem em casa. É necessário seguir corretamente a alimentação prescrita pelo médico para evitar surpresas.
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.