É muito difícil ajudar uma pessoa com depressão, principalmente se essa pessoa for alguém próximo que você gosta. Se seu parceiro (a) ou amigo (a) estiver com uma intensa tristeza por um período maior que duas semanas, pode ser sintomas de depressão. Essa situação será muito desafiadora, já que tudo o que o deprimido sente está a flor da pele.
Reconheça os sintomas da Pessoa com Depressão:
- Perda de interesse em hobbies, amigos ou sexo
- Fadiga excessiva
- Problemas de concentração
- Sentimentos de desespero, desamparo e inutilidade
- Ganho ou perda de peso
- Pensamentos suicidas
O que fazer?
A depressão pode ser muito traumática e impede de procurar por ajuda. Ele (a) pode sentir vergonha da própria condição, porém ao identificar que a pessoa esteja depressiva, tente encoraja-lo a buscar ajuda psicológica.
Faça a pessoa a se abrir para você, deixe que fale sobre a depressão como algo normal, e isso traz alívio para a pessoa e mostra que você se importa em ajudar.
Fale de assuntos leves e descomplicados e evite jugar a pessoa. Ouça os seus sentimentos isso é muito importante saber ouvir a pessoa deprimida. Tente entender a pessoa e suas dificuldades, ou seja, considere a situação pelo ponto de vista da pessoa.
A esperança pode vir de várias maneiras como a fé em algo, amor pela família, ou outra razão pelo qual a pessoa queira sobreviver. Diga que momentos ruins passam e que você está disposto a ajudar ele (a).
Entenda que se a pessoa não consegue lidar com as obrigações domésticas, não significa que a pessoa seja preguiçosa. Essa pessoa está doente, e fazer coisas normais como pagar contas, estudar, ou até mesmo escolher roupas para se vestir podem ser tarefas que consumam demais a mente do depressivo.
Elogiar a pessoa com depressão sempre que ela esteja fazendo algo que o beneficia e o que faz ele (a) sentir melhor.
Planeje coisas divertidas para fazerem juntos, como por exemplo planos para o final de semana.
Como falamos anteriormente, uma pessoa com depressão tudo é muito intenso e fazer tarefas do dia a dia pode causar muito estresse, sendo assim ajude essa pessoa nas tarefas, não a trate como um inválido, e se precisar ir as compras leve a pessoa com você. Fazer algumas tarefas ajuda a pessoa a sintonizar com o mundo e faz com que ela veja outras coisas e distraia os pensamentos.
Se você cuida de uma pessoa com depressão, você também precisa cuidar de você mesmo. Porque ao cuidar de outro, você pode ficar emocionalmente exausto. E mesmo estando muito bem, o clima negativo da pessoa pode fazer você ficar para baixo e muito mal.
Você pode correr o risco de ficar depressivo devido a passar muito tempo com a pessoa. Se cuide, e evite pegar toda a carga de problemas para você. Ajude mas não absorva os problemas do outro.
Reconheça os sinais de risco
Pessoas deprimidas cometem suicídio quando os sentimentos negativos e de desespero são muito fortes e elas não conseguem suportar. Fique atento as seguintes situações:
- Ameaças sobre suicídio;
- Pensamentos de não importância;
- Compra de uma arma.
Mudanças de comportamento de forma inexplicável por exemplo: calma, alegria e depois tristeza e raiva.
O que não dizer para a pessoa com depressão?
- Isso é coisa que você coloca na sua cabeça
- Todo mundo passa por problemas difíceis
- Eu não posso fazer nada por você.
- Tente tirar alguma lição disso
- O que há de errado com você?
A pessoa com depressão, sente-se como vitima, e por isso ao dizer essas coisas ela pode absorver essas palavras, sentindo-se mais vitima ainda.
Contratar um plano de saúde para o tratamento
Contratar um plano de saúde para tratamento é algo muito bom, porque a pessoa pode contar com profissionais como: psiquiatras e psicólogos capacitados para dar todo atendimento necessário para inicio e fim do tratamento.
Além disso a pessoa com depressão pode passar por doenças de saúde devido a má alimentação, cansaço físico, e também pode ter fortes dores no corpo relacionados a ansiedade.
O Risco de Suicídio é Real
Se você sente que a pessoa está correndo sério risco de suicídio, peça ajuda. Existe vários locais para pedir apoio.
Veja abaixo os telefones que podem ser úteis:
- 192 – Serviço Público de Remoção de Doentes (ambulância)
- 193 – Corpo de Bombeiros
- 141- Centro de Valorização da Vida (CVV)
- 160 – Disque Saúde
Ganhe tempo, faça já sua cotação:
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.