Existem muitos benefícios em tomar vitamina D ainda na juventude, e isso pode te trazer benefícios a longo prazo. De acordo com estudos realizados pela Universidade de Zurique, quantidades suficientes da vitamina quando tomadas com consistência são eficazes para manter a saúde dos ossos.
Muitas pessoas acham que manter uma alimentação balanceada seja suficiente, porém apenas alguns alimentos contém níveis significativos de vitamina D, por exemplo os peixes gordos como salmão e a cavala, seria necessário consumir duas porções diariamente. Além disso, é necessário aumentar os níveis de vitamina D no corpo através da exposição ao sol e suplementação a fim de utilizar todo o potencial do sol para manter o funcionamento apropriado do corpo.
A vitamina D não é autônoma, para executar muitas funções ela funciona em cooperação com outras vitaminas, como por exemplo o magnésio, que pode ser encontrado em vegetais verde folhosos, como o espinafre.
Benefícios da vitamina D
Há muito tempo, profissionais de saúde pensavam que a vitamina D seria boa apenas para manutenção de dentes e ossos saudáveis. Porém, de acordo com avanços recentes da ciência, a vitamina D tem sido o centro das atenções ao revelar seu papel multifacetado, para o bom funcionamento do corpo humano e de sua capacidade de reduzir o risco de doenças que anteriormente não foram associadas a ela. Apesar das recentes descobertas, o estilo de vida atual de trabalhar em ambientes fechados tem contribuído para o crescente número de casos de deficiência de vitamina D em todo o mundo, e isso é agravado pois a maioria das pessoas não tem consciência de que possui deficiência da vitamina D.
Como saber se sou deficiente de vitamina D?
A maneira mais eficiente de saber se você tem a deficiência da vitamina D, é através do exame de sangue, que irá medir o nível da vitamina. Você pode fazer o exame laboratorial ou comprar o kit e fazer você mesmo em casa. Porém, caso você tenha alguma das doenças abaixo, você com certeza está com deficiência da vitamina, e precisa consultar um médico o mais rápido possível para fazer o tratamento correto. São elas:
- Gripe: A deficiência de vitamina D, predispõe as crianças a doenças respiratórias.
- Fraqueza muscular: de acordo com um estudo realizado, a fraqueza muscular geralmente é causada por deficiência de vitamina D porque para os músculos esqueléticos funcionarem corretamente, seus receptores de vitamina D devem ser suportados pela vitamina D.
- Diabetes: em um estudo realizado na Finlândia, onde crianças receberam doses de vitamina D3 por dia, durante o primeiro ano de vida. As crianças foram monitoradas durante 31 anos e em todos eles, o risco de diabetes tipo 1 foi reduzido em 80%.
- Psoríase: em um estudo publicado, descobriu-se que os análogos sintéticos de vitamina D são uteis para o tratamento de psoríase.
- Doença renal crônica: de acordo com um especialista em vitamina D, pacientes com doenças renais crônicas avançadas, principalmente as que requerem diálise, são incapazes de produzir a forma ativa da vitamina, então essas pessoas precisam tomar doses de 1,25 dihidroxivitamina D3, ou um de seus análogos para apoiar o metabolismo do cálcio, diminuir os riscos de doenças ósseas ou renais e regular seus níveis de paratormônio.
- Asma: Uma pesquisa realizada no Japão, mostrou que ataques de asma em crianças em idade escolar goram reduzidos significativamente naquelas que tomaram suplemento da vitamina diariamente.
- Doença periodontal: pessoas que sofrem com essa doença crônica, que provoca inchaço e sangramento da gengiva devem consideram aumentar seus níveis de vitamina D para produzir defensinas e catelicidinas, compostos que contêm propriedades antimicrobiais e diminuem a quantidade de bactérias na boca.
- Câncer: pesquisas realizadas nos EUA, revelam que a ingestão elevada de vitamina D ajuda a reduzir o risco de câncer de mama. Os resultados apresentado revelaram que o aumento de doses de vitamina do sol estava ligado a uma redução de 75% do surgimento geral de câncer e 50% de total de câncer em casos de tumores, entre aqueles que já possuíram a doença.
A prevenção é proativa
São diferentes condições de saúde que estão ligadas com a deficiência de vitamina D, porém não precisa ter medo. Ter uma abordagem proativa de prevenção pode te ajudar a evitar as doenças crônicas que estão diretamente ligadas a deficiência da vitamina. Muita coisa pode ser evitada com uma simples caminhada ao sol, claro que com moderação, durante o horário recomendado que é até as 10:00 horas da manhã, ou após as 16:00 horas.
Faça uma Simulação de Plano de Saúde GRATUITAMENTE
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.