O aneurisma cerebral é uma dilatação formada na parede de uma artéria no cérebro que está enfraquecida. A pressão do sangue nessa artéria cria uma espécie de bolha, que vai crescendo de forma lenta e progressiva.
Essa bolha pode causar o afrouxamento do tecido vascular, resultando em uma ruptura da artéria e hemorragia.
Geralmente, esses episódios de ruptura ou de sangramento podem ocorrer a partir dos 50 anos, afetando mais o sexo feminino.
O aneurisma cerebral é considerado uma doença grave, com poucos pacientes sobreviventes ou que acabam ficando com sequelas drásticas.
Confira o artigo feito pela equipe do Valor de Planos de Saúde e veja como é feito o tratamento dessa doença e as principais causas dela:
Veja também: Confira 5 dicas para controlar crises de ansiedade
Quais as causas e sintomas mais comuns de um Aneurisma Cerebral
Os aneurismas cerebrais surgem quando há uma região enfraquecida na parede de um vaso sanguíneo do cérebro. Eles pode estar presente desde o nascimento, sendo considerados congênitos, ou poderá ser desenvolvido mais tarde, após um vaso de sangue ser lesionado.
Um dos fatores que podem levar a um rompimento do aneurisma, resultando em uma hemorragia, é a hipertensão. Caso o sangramento não consiga ser controlado, a vítima pode ir a óbito.
A intensidade dos sintomas dessa doença está relacionada ao tamanho da ruptura ou à extensão do sangramento. Os sintomas mais comuns são uma dor de cabeça forte, náuseas, vômitos e perda de consciência.
Caso tenha uma dor de cabeça fora do comum, que apareça de forma súbita, seguida de enjoos ou de vômitos, fique atento. Isso pode indicar você precisa ver um médico.
Quando em consulta, fale sobre seus sintomas e procure dizer ao médico se você tem histórico de aneurismas em sua família.
Além disso, é importante adotar algumas medidas simples que podem prevenir o aparecimento dessa doença, tais como: não fumar, controlar a pressão arterial e manter os níveis de colesterol e triglicerídeos estáveis.
O tratamento
Quando uma pessoa é diagnosticada com aneurisma cerebral, o mais indicado é a remoção cirúrgica, mas para que o procedimento seja feito, o exigido é que a ruptura tenha tamanho igual ou maior que 5 milímetros.
Isso garante a preservação da artéria que o nutre, já que todas as áreas do cérebro são consideradas nobres e precisam de irrigação sanguínea constante para sobreviver.
Casso a pessoa não queira se submeter à cirurgia, deverá manter um controle rigoroso da pressão arterial, parar de fumar e evitar esforços físicos.
Atualmente, com o avanço da tecnologia, dos equipamentos, das técnicas e dos materiais médicos, esse tratamento pode ser realizado de forma minimamente invasiva, por via endovascular, sem uma abertura cirúrgica do crânio.
Também pode te interessar: Veja dicas para prevenir doenças cardíacas e diabetes
A equipe do Valor de Planos de Saúde está pronta para lhe ajudar a encontrar o plano de saúde ideal, para você e sua família. Faça agora mesmo uma simulação gratuita e garanta atendimento pelos melhores médicos e nos melhores hospitais.
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.