Você tem o hábito de fazer automedicação? Se sua resposta for sim, você precisa ter cuidado. Um estudo feito no Brasil mostrou que quase 10% da população utiliza cinco ou mais medicamentos por dia. Contudo, a automedicação é algo extremamente perigoso.
Simule seu plano de saúde e tenha acesso aos melhores especialistas
A Organização Mundial de Saúde (OMS) pretende reduzir pela metade, a quantidade de erros que tem relação com à medicação até 2022. De acordo com a OMS, pelo menos uma pessoa morre diariamente no mundo, devido esses erros.
Automedicação – erros comuns no uso de remédios
- Achar que alimento é medicamento, afinal um alimento não deve ser considerado o responsável por curar doenças.
- Achar que o remédio vendido sem receita não oferece riscos, como por exemplo remédios para dor de cabeça.
- Confundir medicamento (que tem sua ação comprovada por vários estudos e tem registro na Anvisa) com remédio (que é responsável por aliviar porém não tem ação comprovada por estudos). Todo medicamento é remédio, mas o contrário nem sempre é válido.
- Comprar medicamento em camelô ou com embalagem violada ou vencido.
- Cortar o remédio ou cápsula ao meio.
- Utilizar medicamentos indicados por outras pessoas (amigos, parentes, vizinhos). Cada doença pode apresentar diversos sintomas diferentes, que podem ser parecidos, porém utilizar medicamentos sem recomendação de um profissional de saúde pode prejudicar ainda mais a sua saúde.
Remédios necessários para a rotina
As pessoas que têm mais de três tipos de doenças crônicas, normalmente utilizam diariamente cerca de cinco ou mais medicamentos. O problema está no fato das pessoas estarem utilizando medicamentos de forma desnecessário ou inadequada.
Uma pesquisa apontou que as doenças que mais levam as pessoas a utilizarem tantos medicamentos são colesterol, depressão, diabetes, hipertensão e reumatismo. A maior preocupação dos pesquisadores é que os remédios comprados para ajudar na saúde, acabem prejudicando ela, podendo um medicamento cortar o efeito do outro, ou até mesmo dobrar os efeitos.
A dica é sempre estar atento. A orientação, é a cada consulta você levar uma lista de todos os medicamentos que você utilize, incluindo chás, remédios naturais e caminhadas. Informe se você tem alergia a algum tipo de medicação, se bebe ou fuma e se tem alguma dificuldade para ingerir algum medicamento. E em hipótese alguma, faça automedicação.
SIMULE SEU PLANO DE SAÚDE SEM COMPROMISSO
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.