As máscaras cirúrgicas ou de tecido caseiro são formas reconhecidamente eficientes de diminuir a disseminação do coronavírus, causador da doença batizada de COVID-19. Utilizando a máscara, as chances de contágio de pessoas saudáveis caem, encurtando o período de pandemia.
Aliás, as máscaras já são utilizadas rotineiramente pelos profissionais de saúde, a fim de evitar que doentes com baixa imunidade sejam contaminados, além de protegerem a si mesmos.
Hoje, a equipe do Valor de Planos de Saúde irá te mostrar ainda mais vantagens de se usar uma máscara durante a pandemia, confira:
Veja também: Cuidados que as gestantes devem ter com o coronavírus
O que acontece quando se usa máscara contra coronavírus?
A principal razão para usar máscaras nesse momento de pandemia é criar uma barreira entre o vírus e as pessoas. Com isso, uma pessoa que está infectada e que usa a máscara deixa de transmitir o vírus aos indivíduos próximos, lembrando que a doença pode ser assintomática ou levar até duas semanas para se manifestar.
Por outro lado, as pessoas saudáveis que usam as máscaras protegem as suas mucosas do contato com o vírus. De acordo com os médicos, o ideal é que tanto pessoas com suspeitas ou comprovadamente doentes quanto as pessoas saudáveis usem máscara de proteção o máximo de tempo possível.
Quando se combina a máscara em pessoas doentes e em pessoas saudáveis, o risco de contágio pelo novo coronavírus diminui em quase 100%.
Máscaras caseiras possuem o mesmo efeito que as máscaras cirúrgicas
Com a elevada demanda por máscaras cirúrgicas, foram necessárias alternativas e o Ministério da Saúde confirmou que as máscaras feitas em casa também apresentam eficácia. Contudo, é importante que elas tenham um elástico de boa qualidade para fixá-la bem ao rosto.
Além disso, é indicado dar preferência a tecidos de algodão e usar duas ou três camadas: se tiver menos camadas que isso, a máscara fica fina demais e não oferece barreira ao coronavírus, podendo ocorrer contaminação.
Para a preparação da máscara caseira, é preciso:
- Costurar duas ou três camadas de tecido;
- Deixar uma espécie de aba nas duas extremidades;
- Costurar o elástico;
Forma de colocar e tirar a máscara é determinante para a sua eficiência
Qualquer tipo de máscara (cirúrgica ou caseira) precisa ser colocada da maneira correta para evitar contágios. De acordo com a orientação dos médicos, é preciso primeiro higienizar bem as mãos, usando álcool em gel em toda a superfície e entre os dedos, além das palmas.
Se preferir, o indivíduo pode higienizar as mãos lavando-as com água e sabão durante 20 segundos. Depois, deve segurar a máscara pelo elástico e colocá-la no rosto, tendo certeza de que o nariz e a boca estão devidamente cobertos. Assim que a máscara é colocada, deve-se higienizar as mãos de novo.
É indispensável não ficar retirando a máscara toda hora, além de torcá-la à cada duas horas ou quando se notar umidade. Para o descarte da máscara, é necessário higienizar as mãos antes e depois.
Caso a máscara seja lavável, ela deve ser imediatamente colocada em uma solução de água limpa e de água sanitária. Se as máscaras forem trocadas fora de casa, a máscara suja precisa ser deixada em uma sacola fechada.
Também pode te interessar: Saiba tudo sobre o coronavírus e as medidas de prevenção
Em tempos como o que estamos vivendo, é de suma importância poder contar com um atendimento médico de qualidade e com profissionais renomados. Sendo assim, faça uma simulação gratuita com a equipe do Valor de Planos de Saúde e garanta sua saúde e a de quem você ama.
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.