Em tempos de crise, onde a demissão acontece mesmo nas principais empresas do país, muitos perdem sua fonte de renda, juntamente com uma série de benefícios, como o plano de saúde.
Porém, uma dúvida frequente é por quanto tempo o funcionário ainda pode continuar usufruindo do plano de saúde empresarial após ser anunciada a demissão?
Abaixo, você confere um artigo feito pela equipe do Valor de Planos de Saúde que promete sanar essa dúvida.
Veja também: Quatro pacientes que estavam na UTI de São Paulo com coronavírus recebem alta
O que a lei diz sobre o uso de Plano de Saúde após a demissão
É sempre bom saber e contar com a lei. Isso vale principalmente para garantir seus benefícios após a demissão, como fundos de garantia, seguro-desemprego e outros programas do governo.
Entre alguns dos direitos da pessoa que acaba de ser demitida, está o de poder permanecer no plano de saúde mesmo que não integre mais a empresa.
A regra tem algumas ressalvas: valendo apenas para funcionários que foram demitidos sem justa causa e o tempo de permanência dos funcionários demitidos no plano de saúde, é por um tempo indeterminado.
Vale lembrar que o benefício do plano de saúde não se estende para aqueles que tenham pedido demissão.
Tempo de permanência no plano de saúde após a demissão
Como já explicamos no parágrafo anterior, o funcionário tem direito de permanecer no plano de saúde se tiver sido demitido.
Porém, é preciso cumprir um tempo indeterminado e corresponde a um terço do tempo com que ele trabalhou no seu último emprego.
O tempo mínimo que um ex-funcionário pode ficar no plano de saúde é de 6 meses e ele não poderá ultrapassar mais que 2 anos.
Entre os principais pontos positivos de poder usar pelo menos os 6 meses do plano, é que mesmo que o funcionário tenha ficado apenas 3 meses na empresa e tenha sido dispensado, ele também poderá usufruir dos benefícios do plano por 6 meses.
Seus dependentes continuam no plano de saúde pelo mesmo tempo que você poderá permanecer. E, caso venha a ter um filho nesse tempo, ele poderá desfrutar dos mesmos benefícios que os outros integrantes da sua família.
É viável permanecer no plano da empresa?
Na maioria dos casos, o funcionário tem inúmeros benefícios em permanecer no plano de saúde que era oferecido pelo seu último patrão. As mensalidades serão mais baratas do que um plano individual, que para a mesma cobertura precisaria de um valor bem maior.
Aproveite assim para cuidar-se e também alertar a sua família. Façam exames recorrentes, para prevenir futuras doenças.
Se tiver problemas, busque os seus direitos
Se você optar por permanecer no plano de saúde e a empresa tentar negar esse pedido, mesmo que você se encaixe nas condições que explicamos, não pense duas vezes e vá atrás dos seus direitos na Justiça.
Explique o caso para o seu advogado da confiança e não fique com medo da situação. Se você estiver certo, será vencedor da causa.
Também pode te interessar: Cuidados que as gestantes devem tomar com o cornavírus
Ter um plano de saúde nos dias de hoje é essencial, onde se garante atendimento em uma ampla rede credenciada e com profissionais qualificados.
Entre em contato com a equipe do Valor de Planos de Saúde e faça agora mesmo uma cotação gratuita.
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.