Um dos custos que não pode ser ignorado é com a saúde, mas gastar menos com cuidados médicos pode parecer impossível para algumas pessoas.
Todo mundo quer economizar com despesas obrigatórias para sobrar mais dinheiro para o lazer e diversão.
Porém, depender apenas do Sistema único de Saúde (SUS) é praticamente contar com a sorte.
Então aprenda algumas dicas de como cuidar bem da sua saúde, sem comprometer todo o seu orçamento.
Quando for comprar algum remédio, não entre na primeira farmácia e faça a compra. Existe uma grande variação de preço em relação ao mesmo medicamento, por isso é sempre bom pesquisar.
Algumas farmácias oferecem programas de fidelidade, concedendo descontos para quem for cadastrado.
Os medicamentos genéricos também podem ser uma boa alternativa, pois eles possuem a mesma fórmula, mas não têm um “nome” e, por isso, podem custar até metade do preço.
2 – Escolha o plano de saúde com cuidado
Na hora de contratar um plano de saúde é preciso se atentar a diversos fatores. O valor da mensalidade pode pesar no bolso, mas se optar por um plano coparticipativo, cuidado com os valores a serem pagos.
Além disso, é preciso ficar atento à rede credenciada. Se ela não estiver próxima ou for acessível, precisará pagar para ter atendimento.
Se for contratar um plano para mais de um membro da família, optar pelos planos familiares pode ser mais vantajoso que os individuais.
3 – Mesmo que seja particular, pesquise
Se decidir, por exemplo, fazer uma cirurgia plástica, a maioria dos planos médicos cobre apenas as corretivas, sendo preciso pagar à parte se for algo estético.
A questão é que os valores podem variar muito, pois será preciso pagar o médico cirurgião, anestesista, internação hospitalar, etc.
Veja quais hospitais possuem estrutura para o tipo de cirurgia a ser feita e cote os preços.
Faça o mesmo com o médico e anestesista.
É possível conseguir um bom preço pesquisando e negociando, sem colocar a sua saúde em risco com qualquer profissional.
4 – Negocie com o médico
No caso de consultas particulares, sempre busque negociar com o médico o preço da consulta. Se for preciso fazer um tratamento mais longo, com psicólogos, por exemplo, tente fechar pacotes para conseguir um desconto maior.
Além disso, existem as chamadas clínicas populares. Nelas é possível conseguir atendimento com um custo menor. No caso da ausência de um plano de saúde, vale a pena investir nesse recurso (mesmo o plano sendo mais vantajoso).
5 – Questione sobre os exames e medicamentos
Sempre questione o médico sobre a necessidade dos exames e medicamentos receitados. Em alguns casos, eles podem ser substituídos por outros mais baratos.
Mesmo que for utilizar o plano de saúde para fazer os exames, se tiver coparticipação, precisará pagar por eles.
Converse com o médico e veja como ele pode ajudar, sem que essas mudanças possam interferir no diagnóstico ou tratamento da doença.
6 – Saiba buscar os atendimentos certos
Se está sentindo dores no corpo, mas não está em uma situação grave, vale mais a pena agendar uma consulta médica do que ir até um atendimento de urgência e emergência.
Dependendo do tipo de atendimento que se busca, ele costuma ter um custo maior, por isso, se estiver utilizando um plano coparticipativo ou atendimento particular, sempre leve isso em consideração.
Lembre-se: atendimento de urgência é somente para casos extremos.
Seguindo essas dicas, sua saúde fica em dia e você não gasta tanto com despesas médicas.
Simule um Plano de Saúde
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.