Muita gente ainda não conhece os super alimentos, que, apesar do nome de ficção científica, trazem benefícios reais à saúde.
Mas afinal, porque são “super”? O que os diferencia dos demais? Como agem no corpo e como devem ser ingeridos?
Confira a resposta para essas perguntas:
Porque São “Super” Alimentos?
Bem, o apelido de super alimentos não é à toa: eles são chamados assim porque contêm uma quantidade significativa de substâncias e nutrientes essenciais para a saúde – e realmente fazem diferença quando são incluídos na dieta diária.
Além de prevenir diversas doenças, eles também ajudam a acelerar o metabolismo ajudando no controle de peso, dão mais energia ao dia a dia e alguns são ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.
Claro que a ideia não é consumir exclusivamente os super alimentos, afinal uma alimentação balanceada é composta por todos os grupos alimentares, mas conhecendo melhor o que são e como funcionam, tê-los no prato em todas as refeições é muito mais fácil e saudável.
Eles são ricos em vitaminas, minerais, proteínas e fibras e sua alta concentração desses nutrientes realmente fazem diferença no organismo. A boa notícia é que eles são muitos e variados, por isso podem entrar em praticamente todo o tipo de refeição, do café da manhã ao jantar requintado, do almoço na rua ao lanchinho da tarde.
Alguns são bem conhecidos – como açaí, chocolate amargo, morango, ovos, batata doce, azeite, aveia, inhame – ainda que muitas vezes mal aproveitados.
Outros ainda não caíram no conhecimento ou no gosto popular, mas nem por isso são menos poderosos, versáteis ou gostosos, como a quinoa, a acelga, espinafre, nozes, cogumelos, iogurte grego, lentilha, mirtilo e semente de abóbora, só para citar alguns.
A dica, se você ainda não sabe como inclui-los nas refeições, é elaborar um plano alimentar juntamente com o nutricionista do seu plano de saúde e aproveitar ao máximo as suas propriedades.
Mas você também pode começar a montar seu prato sempre com um ou mais desses alimentos, reforçando a prevenção de doenças todos os dias, de forma natural e saborosa.
Veja Como Fazer no Dia a Dia
As dicas, na verdade, são bastante fáceis de seguir, basta estar disposto a investir em pequenas mudanças de hábitos diários.
A quinoa, por exemplo, tem as mesmas propriedades do leite materno e é considerado o mais nutritivo dos vegetais.
Rica em fibras, cálcio e ferro, ela pode ser usada em saladas, com frutas ou com leite no café da manhã, enriquecendo sopas, substituindo a farinha de trigo, no iogurte ou em sucos.
Você também pode substituir o feijão pela lentilha, que ajuda a cicatrizar feridas e a ganhar massa muscular; além de rica em ferro, fibras e vitaminas, ela tem pouca gordura.
O inhame por sua vez, ajuda a prevenir a osteoporose, cálculos renais e artrite, sendo rico em minerais que ajudam na memória mesmo na terceira idade, além de ser considerado um antibiótico natural.
É ótimo para substituir massas e pães, mas não deve ser cozido demais.
Você também pode fazer uma salada de fruta só com super alimentos: morango, melancia, framboesa, kiwi, cerejas e mirtilos, com cobertura de nozes, amêndoas e castanhas do Brasil, regadas a chocolate amargo ou cacau cru.
Coloque-os também no açaí, outro super alimento que reduz o colesterol e previne doenças do coração.
Consulte Frequentemente um Nutricionista
Converse com seu nutricionista sobre os super alimentos e insira eles na sua dieta diária, aproveite para cotar um plano de saúde e conhecer os melhores nutricionistas referenciados
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.