A prefeitura intensificou as campanhas de vacina da febre amarela, após a confirmação da morte de um macaco no Parque Horto Florestal, na zona norte de São Paulo, no ultimo dia 23. Como medida preventiva, outros 15 parques também foram fechados, por tempo indeterminado.
Embora as ações sejam amplamente divulgadas, não são capazes de esclarecer todas as dúvidas ao redor do assunto.
Pensando nisso, mostraremos dez perguntas e respostas feitas para a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo). Confira as respostas.
Vacina da Febre Amarela – Tire suas dúvidas
Estamos falando de febre amarela silvestre, que dizer, o círculo da doença envolve o macaco que será o hospedeiro e o Sabethes e Haemagogus que será o vetor. Sendo assim, quem frequenta o parque, seja do Horto até o Cantareira ou o Parque Anhanguera, precisa sim ser vacinado. Por enquanto, esses parques encontram-se fechados.
Para aqueles que irão visitar algum parente na região, não há risco de contaminação. Apenas se forem adentrar a mata, ai sim é necessário a vacinação.
Nesta situação, como essas pessoas passam a maior parte do dia na região norte, é indicado que tomem a vacina.
O município de São Paulo ainda não faz parte da área de recomendação da vacina para viajantes. Caso haja essa recomendação, ela será amplamente divulgada. Só é necessário que seja feita a vacinação para aqueles que vão adentrar a mata através dos parques que estão fechados atualmente.
Por causa da situação epidemiológica atual. Existe um caso comprovado de morte de macaco por febre amarela, que é da região do Horto Florestal, e outro caso que está em investigação do Parque Anhanguera.
Esses parques se encontram fechados para visitação. Os moradores da região precisam ser vacinadas para que sejam protegidas e para que a febre amarela não seja urbanizada na região de São Paulo. Desde 1942 não acontece febre amarela urbana no Brasil, os esforços para a vacinação foram intensificados para combater a urbanização da mesma.
O terminal Tietê está bem distante do Horto Florestal, logo, a situação epidemiológica atual não requer que a pessoa tome a vacina.
Nessa situação, a pessoa já tem o anticorpo. Caso ela já tenha tomado a vacina, seus anticorpos já estão em ação, mas não tem problema nenhuma.
O novo esquema de vacinação recomendado pela Organização Mundial de Saúde, recomenda apenas uma dose. Ou seja, independente de quando você tenha tomado, não há necessidade de repetir a dose.
Agora que você conhece algumas das perguntas mais frequentes, caso resida na Zona Norte de São Paulo e se encontre em alguma das situações de risco mencionadas acima, procure o posto mais próximo para tomar a vacina da febre amarela.
Melhor Simulador de Preços,
Compare e Comprove a Qualidade.
Planos pelo melhor preço com coberturas amplas
Negociamos com as principais operadoras do mercado para oferecer os melhores planos de saúde com o melhor custo benefício.
Confira nossas vantagens:
- Planos pelo melhor preço.
- Medicina de primeiro mundo.
- Redução máxima de carência.
- Rede credenciada ampla e qualificada.
- O melhor da medicina.
- Cotações rápidas e fáceis.
- Mais serviços, mais agilidade.
- Gratuitamente e Sem Compromisso.